Projetos

Projetos de extensão

Projeto de Extensão - Laboratório de Ensino, Leitura, Produção Textual e Tecnologias (LABTEC)

Esquipe

Coordenador

Prof. Rosivaldo Gomes

Monitora

Sâmela Rodrigues

Monitor

Henan Nery

 

Resumo:
Pautado na proposta de Política de Extensão da Universidade Federal do Amapá, delineada no Plano de Desenvolvimento Institucional (2020-2024), o Labtec – Laboratório de Ensino, Leitura, Produção Textual e Tecnologias - configura-se como projeto de extensão inter-relacionado com o projeto de pesquisa "Educação linguística crítica, ensino de Português (língua materna e adicional) e formação de professores na perspectiva da Linguística Aplicada Crítica e da decolonialidade", registrado sob o n. PVL1149-2020/UNIFAP no Departamento de Extensão - DEX/UNIFAP. O Labtec centra-se em duas frentes de atuação: (a) atividades voltadas para o ensino de línguas, envolvendo práticas de leituras e produção textual e (b) atividades de formação inicial e continuadas de professores de línguas. O objetivo geral do projeto é fomentar ações de formação envovendo práticas de leitura e de produção textuais com tecnologias digitais, com vistas à emancipação e inclusão social de alunos de escolas públicas da cidade de Macapá; o desenvolvimento profissional e tecnológico de professores a partir de atividades destinadas à formação inicial e continuada de desses profissionais da educação básica, principalmente no que diz respeito à construção de dispositivos didáticos que possam contribuir com uma educação linguística crítica, libertadora, emancipadora e transgressora no sentido proposto por bell hooks (2013) e Freire (1999).

Nesse sentido, o projeto, desenvolvido em parceria com o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Linguística Aplicada (NEPLA/UNIFAP-CNPq) e com o apoio do Curso de Letras Francês e do Departamento de Extensão da Unifap, comporta um conjunto de quatro cursos de curta duração propostos para serem desenvolvidos no ano de 2021. Como princípios teóricos e metodológicos o projeto fundamenta-se nos estudos do Teoria Social do Discurso (Chlouliaraki e Fairclough, 1992; Fairclough, 2012), da Teoria Social do Letramento (BARTON, 2007; BARTON E HAMILTON, 1998; BARTON, HAMILTON E IVANIC, 2000) e na Pedagogia dos Multiletramentos e tecnologias digitais (ROJO, 2012, 2013; 2019), bem como em documentos oficiais que tratam sobre processos de ensino e aprendizagem de língua e do protagonismo juvenil, como a Base Nacional Curricular Comum – BNCC (BRASIL, 2018).

 

Cursos:

Curso I - Introdução aos Gêneros Acadêmicos

 

Edital N. 2/2021 DEX-PROEAC - Seleção de alunos e alunas para o Projeto Labtec - Curso Introdução aos Gêneros Acadêmicos

Relação dos aprovados

Certificados

Curso II - Escrevendo para o Enem e para a vida: práticas de leitura e produção textual

Atenção inscrições!

Para os meses de setembro, outubro e novembro, o Projeto Labtec estará oferecendo mais uma atividade de extensão: o Curso “Escrevendo para o Enem e para a vida: práticas de leitura e produção textual. O curso é voltado para alunos e alunas do 2º e 3ª ano do Ensino Médio que irão prestar o Enem, mas também poderão participar pessoas que já tenham concluído o Ensino Médio. Serão ofertadas 60 vagas e mais cadastro reserva. Confira o Edital e faça sua inscrição!

Edital

Formulário de Inscrição

Curso III - Planejamento didático e elaboração de materiais para o ensino de Português Língua Estrangeira/Adicional

Inscrições em breve

Curso IV - Formação continuada de professores: educação linguística crítica e multiletramentos em sala de aula

Inscrições em breve